terça-feira, 8 de junho de 2010

Notas do Zé - Gagada

Sabe quando uma criança começa a fazer gracinha pra chamar atenção dos adultos? Pula, corre, berra, belisca o irmãozinho, fala palavrão e chama avó de velha feia?

Pois bem. A criancinha da vez é a Lady Gaga. Foi lançado hoje seu novo vídeo, da música "Alejandro". Mais uma vez, percebe-se o esforço em chocar e parecer polêmica, claro, mas o pecado da vez, e não estou nem falando nas críticas ao cristianismo, é fazer o que já foi feito.

Alguém aí conhece uma tal de Madonna? Moça nova, a pouco tempo na estrada? Então... Antes de assistir "Alejandro", vale a pena ver "Justify my Love", "Vogue", "Like a Virgin", no show da turnê "Blond Ambition", algum trecho de "Like a prayer" e vale a pena também procurar pela versão censurada de "American Life".

E por que digo tudo isso? Porque o novo vídeo da Gaga é praticamente uma ode à Madonna. Não bastasse a ideia de criar vídeos avassaladores para músicas medíocres, dessa vez a sensação de dejà vu é constante. Nada de novo... Engolir terço, simular sexo sadômasô, vestir-se de freira e abusar de crucifixos... fichinha... Tudo isso já foi feito, e superado por Madonna.

Tecnicamente o vídeo é lindo, fotografia, estética e conceito impecáveis. Mas o excesso de ideologização compromete o resultado final. Nem as coreografias, fracas e sem graça, compensam. Uma pena. Como diria Beyoncé,

A novidade é que Gaga, aparentemente, morre no final. O que será que ela que dizer com isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário